Biometria fetal

Se existe uma característica em comum entre as mães de primeira viagem, esta se chama PARANOIA, quando cheguei na 12ª semana descobri que tinha que fazer uma ultra que mediria a “translucência nucal” e mais alguns códigos como: SG, DPB CCN, Ducto venoso etc...
Isso tudo deixa a nossa cabeça dar mil voltas sem saber exatamente o que significa cada uma dessa palavras e/ou siglas, pois bem, querida leitora vou dividir com você uma pequena pesquisa que fiz e espero sinceramente esclarecer as duvidas

Os significados:
A começar do titulo desse post o que seria Biometria fetal?
- Cara amiga-mãe-e-não-menos-paranoica, Biometria fetal são medidas usadas pelos médicos na Ultra para designar o tamanho do feto e a IG (Idade Gestacional)
DBP = Diâmetro Biparietal . Eu sei, ainda não está claro né? São as medidas da cabecinha do bebê, Essa é a medida da distância entre os ossos parietais do crânio do feto (ossos que formam os lados da cabeça). Essa medida é uma das medidas importantes para se avaliar o feto dentro da barriga da mãe, com relação à formação e crescimento assim, como a CC (Circunferência Craniana)
CA (Circunferência Abdominal) permitem suspeitar de crescimento intra-uterino retardado assimétrico, bem como os macrossômicos assimétricos, independentemente de se conhecer a IG. Esses índices também permitem suspeitar de erros nas medidas de F e CA independentemente de se conhecer a IG (AU), associado ao comprimento do fêmur (F)
Mas, Sra´s. e Sr´s, que me lêem agora, saibam que o mais preocupa a mãe de primeira viagem é a tal da translucência nucal, o objetivo deste exame é detectar se o feto tem, probabilidade, veja, PROBABILIDADE (não é certeza) de ter anomalias cromossômicas, higroma cístico e edema nucal. A translucência nucal ( TN ) é uma prega na nuca do feto, decorrente de um acúmulo de líquido sub-cutâneo na região cervical, que deve ser medida entre 11 e 13 semanas + 6 dias para o rastreamento de síndromes fetais ( cromossomopatias ), dentre elas a trissomia do par 21 ( síndrome de Down ), a trissomia do 13 ( síndrome de Patau ) e do 18 ( síndrome de Edwards ), síndrome de Turner, além de inúmeras outras .

A translucência nucal ( TN ) é um acúmulo de líquido na região cervical posterior (nuca do feto ) que é fisiológica na fase entre 11 e 13 semanas + 6 dias e para ser considerada normal deve medir no máximo 2,5 mm de espessura. Este acúmulo de líquido é decorrente de uma insuficiência cardíaca fisiológica que os pequenos fetos apresentam nesta fase, pois eles crescem muito rápido e o número de sarcômeros das fibras do miocárdio ( músculo do coração) são insuficientes transitoriamente para suprir esta necessidade. Após este período esta insuficiência cardíaca fisiológica desaparece pois o coração fetal torna-se suficiente este flúído desaparece na nucal fetal. Em alguns casos quando esta prega tem uma espessura superior a 2,5 mm, pode significar uma insuficiência cardíaca mais acentuada. Como na grande maioria das síndromes fetais os fetos apresentam insuficiência ou anormalidades cardíacas, os pequenos fetos que tem a translucência anormalmente aumentada apresentam uma probabilidade maior de terem uma síndrome, como a síndrome de Down ou cromossopatia, ou simplesmente uma insuficiência cardíaca.

Aproximadamente 75% dos fetos portadores da síndrome de Down ( trissomia do 21 ) possuem a translucência nucal aumentada. Portanto a translucência nucal de espessura normal ( abaixo de 2,5 mm de espessura não exclui a possibilidade de síndromes fetais.

Assim também como a translucência aumentada não fecha o diagnóstico, aumenta o risco do feto vir a ter uma síndrome fetal. Portanto a translucência nucal é um marcador que faz parte do rastreamento de síndromes fetais no primeiro trimestre da gestação.


MEDIDA DA TRANSLUCÊNCIA NUCAL:

1 - A medida mínima do Comprimento-Cabeça-Nádegas (CCN)deve ser de 45mm e no máximo de 84mm. A idade gestacional ideal para avaliação da TN é de 11 até 13 semanas e 6 dias. A taxa de sucesso na obtenção da medida da TN neste período é de 98-100%, com queda para 90% à partir da 14a semanas. (Medida do CCN entre 45 - 84mm; idade gestacional entre 11-14 semanas)

2 - Os resultados utilizando a via transabdominal e via transvaginal são semelhantes, porém a via transvaginal a reprodutibilidade é maior.

3 - Deve ser obtida um bom corte sagital, para a medida do CCN.

4 - O feto deve ocupar 3/4 da tela (Figura 1). Este processo de magnficação deve ocorrer de forma que cada aumento na distância dos calipers deverá ser de somente 0,1mm.

5 - Deve-se ter cuidado ao se distinguir entre a pele fetal e o amnio, porque nesta fase da gestação ambas as estruturas aparecem como finas membranas. Isto pode ser obtido esperando um movimento fetal espontâneo para longe da membrana amniótica, pode-se solicitar para a mãe tossir ou mexer no baixo ventre para provocar um movimento fetal.

6 - A espessura máxima da translucência sub-cutânea entre a pele e a pele que recobre a região cervical fetal deve ser colocado os calipers como na figura 2. Durante o exame, mais de uma medida deve ser realizada, sendo que a maior medida deve servir como referência.

7 - A Translucência Nucal deve ser medida com o feto em posição neutra. Quando o feto está hiperextendido a medida da TN pode estar aumentada em 0,6mm e quando o feto está fletido, a medida pode estar diminuida em 0,4mm. (Whitlow et al, 1998)

8 - O cordão umbiliacal pode estar na região cervical fetal em aproximadamente 5-10% dos casos, podendo produzir uma falsa impressão de aumento da espessura da TN, adicionando 0,8mm à medida da TN (Schaefer et al, 1998). Nestes casos, as medidas da TN acima ou abaixo do cordão são diferentes, portanto alterando o cálculo do risco, sendo mais apropriado usar a menor medida.

Já fiz a minha parte por hoje.
Esta é a minha 15ª semana de gestação e estou em busca de saber exatamente o que acontece comigo e com o bebê, sempre que eu puder vou colocar aqui as respostas das maiores duvidas das minhas amigas que assim como eu, passa pela experiência da primeira viajem

48 comentários:

Mãe disse...

Teste

Unknown disse...

Fiz hj uma ultrassonografia obstétrica

Biometria fetal

Dbp 8,86cm
Dof 11,10 cm
Cc 32,34 cm
Dap 9,48
Dta 9,79
Ca 30,24 cm
Cf 6,63cm


Gostaria de saber se tudo esta certo principalmente o tamanho da cabecinha da minha bebê? ?

Unknown disse...

Fiz hj uma ultrassonografia obstétrica

Estou com 35 semanas e 3 dias
Biometria fetal

Dbp 8,86cm
Dof 11,10 cm
Cc 32,34 cm
Dap 9,48
Dta 9,79
Ca 30,24 cm
Cf 6,63cm


Gostaria de saber se tudo esta certo principalmente o tamanho da cabecinha da minha bebê? ?

Unknown disse...

Fiz hj uma ultrassonografia obstétrica

Estou com 35 semanas e 3 dias
Biometria fetal

Dbp 8,86cm
Dof 11,10 cm
Cc 32,34 cm
Dap 9,48
Dta 9,79
Ca 30,24 cm
Cf 6,63cm


Gostaria de saber se tudo esta certo principalmente o tamanho da cabecinha da minha bebê? ?

Mahisa disse...

Gostaria de saber se está td certo com minha bebê
DBT 54mm
Dof 76mm
Cc 212mm
DC 21mm
CP 7,8mm
Ca 199mm
Cum 37mm
Cui 33mm
On 7,2mm
Dbn 27mm
Cr 29mm
Cf 38mm
Ct 33mm
Cfl 33mm
Estou de 23 semanas e normal essas medidas???

Mahisa disse...

Gostaria de saber se está td certo com minha bebê
DBT 54mm
Dof 76mm
Cc 212mm
DC 21mm
CP 7,8mm
Ca 199mm
Cum 37mm
Cui 33mm
On 7,2mm
Dbn 27mm
Cr 29mm
Cf 38mm
Ct 33mm
Cfl 33mm
Estou de 23 semanas e normal essas medidas???

Unknown disse...

14 semanas
Dbp 28mm
Dof 32mm
Cc 98mm
Cá 80mm
F 13mm
U 12mm
Dbp 88.1
Cc/cá 1.23
F/cá 17.4
Peso fetal estimado 95gramas

Unknown disse...

DBP/82mm
CC/293mm
CA/287mm
CF/56mm
peso fetal estimago: 1848kg
IG:30 semanas e 6 dias

Rosimeire Medeiros disse...

olá fiz ontem minha primeira ultrassom, estava com 12 semanas e 6 dias. e as medidas foram as seguintes:
DBP:2,1 CM
DOF:2,7 CM
CC: 7,5 CM
CF:0,8 CM
DAP: 1,8 CM
DTA 1,9 CM
CA: 5,7 CM
PESO: 60 G
gostaria de saber se está tudo dentro dos padrões, pois perguntei ao médico, ele me respondeu q sim, mas não senti confiança, achei ele muito bruto.

Unknown disse...

DBP - 3,7 cm
CC - 13,6 cm
CA - 11,1 cm
Fêmur - 2,1 cm
Úmero - 2,1 cm
Peso Fetal - 170 gramas

Placenta de inserção na parede corporal anterior ao útero, textura sólida e homogenea, grau de GRANNUM, com espressura de 17 mm.

Cordão umbilical normoinserido.

Líquido amniótico de volume normal.

Cronologia Concordante.

16 semanas e 3 dias

Daiana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luciana Spadone disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Bom Dia!
Gostaria de Saber si esta td bem com minha Princesa!! 19 SEMANAS
D. B. P:46MM
D. O. F:55MM
P. C:160MM
FEMUR:29MM
CIRCUNFERÊNCIA ABDOMINAL :147MM
PESO FETAL ESTIMADO:312 GRAMAS
( + ou - 10%)

Unknown disse...


Diâmetro biparietal 5.4cm
Circunferência abdominal 17.2cm
Circunferência cefálica 18.9cm
Comprimento de fêmur 3.6cm
Comprimento umeral 3.2cm
Comprimento tibial 3.0cm
Diâmetro cerebelar 1.9cm
Ventrículo lateral 0.6cm
Cisterna magna 0.4cm
Diâmetro orbitário interno 1.2cm
Diâmetro orbitário externo 4.0cm
Peso fetal estimado 460 gr
Estou com 21 semanas e 6 dias está normal comigo e com meu bebê?

asa disse...

idade gestacional 34 semanas
DBP 81,0 mm
CC 308,0 mm
CA 280,0 mm
CF 65,0 mm
UMERO 58,0 mm
cc/ca 1,10
DBP/CF 1,25
PESO FETAL ESTIMADO HADLOCK 2.045g

desejo saber se está dentro dos parmetros ideais de 34 semanas. obrigada

Unknown disse...

Mamãe você tem certeza que 34 semanas não seria cm e não mm? Estou na mesma semana que você, e a biometria fetal do meu bebê está tudo em cm e não mm.

Taty disse...

ESTOU DE 15 SEMANAS DE GESTAÇÃO, HOJE 17/10/2016 FIZ UMA ULTRASSONOGRAFIA, E DEU O SEGUINTE RESULTADO: BIOMETRIA FETAL: DB=3.05CM
CC= 9.95CM
CA= 8.09CM
CF= 1.84CM
BCF= 143BPM
O QUE ISSO QUER DIZER ? QUAL RESULTADO

Unknown disse...

Olá o meu tbm está mm e deu quase as mesma medidas que a sua

Unknown disse...

Olá o meu tbm está mm e deu quase as mesma medidas que a sua

Unknown disse...

Olá fiz minha ultrasom hoje e a biometria fetal são:
DBP:4.5 CM
CC:16.6 CM
CA:14.3 CM
Cf:2.9 CM
CC/CA:1.16 CM
O PESO FETAL ESTIMADO É DE 286 +/- 42gramas
O CORDÃO UMBILICAL tem aspecto normal.com duas artérias e uma veia
PLACENTA anterior.teztura homogênea.grau 0.medindo 2.3 CM
LÍQUIDO AMNIÓTICO de volume normal

Gostaria de saber se está normal ou tem algo errado estou de 19 semanas e 2 dias

Unknown disse...

Boa Noite
Gostaria De Sabe Se Está Tudo De Acordo Com Meu BB
Estou Com 26 semana
DBP 59
CC 223
CA 177
F 44
U 43

Unknown disse...

Aguardo resposta

Unknown disse...

Estou com 16 semanas e 3 dias
Gostaria de saber se está tudo certo com o meu bebê
Biometria fetal
DBP: 3,4cm
CC: 12,6cm
CA: 9,9cm
Fêmur: 2,2cm

Unknown disse...

Estou com 16 semanas e 6 dias
Dpb:35 mm
Dof:47 mm
CC:133 mm
CA:106 mm
Cf:22 mm
Peso 165 gramas

Unknown disse...

Estou 37 semanas a dbp :93mm Cc:324mm Ca:320mm Cf:72mm tá tudo normal com o bb

Unknown disse...

Ola, seu BB nasceu com a cabeça no tamanho normal?

Chocolate House disse...

Socorro mamães fiz uma ultra essa semana e as biometrias estao tudo certas mais uma está me deixando louca
Cc= 10,1 cm ...
Alguém pode me explicar isso....
Estou de 31+4

Unknown disse...

Bom dia a biometria fetal está normal, estou com 14 semanas:
Diâmetro bipariental 2,6cm
Diâmetro occiptol-frontal 3,4cm
Cir. Abdome fetal 2,5 × 2,5cm
Comp. Do úmero 1,5cm
Comp. Do fêmur 1,6cm
Alguém pode mim informa

Unknown disse...

Oi,será que está tudo bem com meu BB de 14 semanas e 5 dias?

Diâmetro bipariental 29 mm
Índice cefalico 73
CA 92mm
CC 112 mm
CF 16 mm
Peso 121g
Estatura 15,9 cm
Estadiamento intestinal grau 1

Unknown disse...

Oi,será que está tudo bem com meu BB de 14 semanas e 5 dias?

Diâmetro bipariental 29 mm
Índice cefalico 73
CA 92mm
CC 112 mm
CF 16 mm
Peso 121g
Estatura 15,9 cm
Estadiamento intestinal grau 1

Unknown disse...

Oi,será que está tudo bem com meu BB de 14 semanas e 5 dias?

Diâmetro bipariental 29 mm
Índice cefalico 73
CA 92mm
CC 112 mm
CF 16 mm
Peso 121g
Estatura 15,9 cm
Estadiamento intestinal grau 1

Unknown disse...

Oi,será que está tudo bem com meu BB de 14 semanas e 5 dias?

Diâmetro bipariental 29 mm
Índice cefalico 73
CA 92mm
CC 112 mm
CF 16 mm
Peso 121g
Estatura 15,9 cm
Estadiamento intestinal grau 1

Unknown disse...

Nasceu com cabeça pequena ou essa ultra estava errada derrepente pode ser genética

Unknown disse...

Seu bebê nasceu saudável tudo direitinho porque estou com as mesma medida e mesma semana e estou preocupada pq achei a medida CC e CF só 1 centimenros a mais

Unknown disse...

Boa tarde

Unknown disse...

Muito preocupada .
Fiz uma ultrassom de 17semanas e 3 dias .
Com os seguintes dados
Diâmetro biparietal 38mm
Índice cefálico 83
Circunferência abdominal 97mm
Circunferência craniana fetal 136mm
C.craniana/c.abdominal 1,40
Comprimento d fêmur 26mm
C.f/c.A(Hadlock)26,80
Peso 169gramas
Estatura fetal 20,9cm
Gostaria de saber se está tudo bem , agradeço desde de já .
Obg.

Unknown disse...

Estou com 14 semanas e 4 dias
Dbp 25mm
Dof 35 mm
Cc 100
CA 94
Comprimento umeral 16mm
Comprimento femoral 15 mm
Mãe de primeira viagem, alguém sabe me explicar?

Liliane disse...

Olá fiz uma ultrassonografia minha biometria fetal deu:
DBP- 65 mm
CC- 232 mm
CA- 197mm
CF- 43mm
Peso- 704 gramas

Liliane disse...

Estou com 24 semanas e 4 dias

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

lá.. Eu Fiz Uma Ultrassonografia I Estou Com 36 Semanas I 3 Dias.. Queria Saber Se Está Tudo Bem Com Meu Bebê
DBP- 8,4 cm
CC- 31,6 cm
CA- 29,8 cm
CF- 6,5 cm (Curto Para IG)
Peso- 1,510 Gramas (Baixo Do Percentil 3)

Unknown disse...

Eu fiz Utrassom morfológico estou com19 semanas e 1dia
Diâmetro Biparietal(DBP) 43mm
Circunferência cefalica (CC) 164mm
Circunferência Abdominal (CA) 143mm
Comprimento de fêmur (Fe) 28mm
Comprimento de Tíbia 25mm
Comprimento de fibula 24mm
Comprimento do úmero (Um) 28mm
Comprimento de radio 23mm
comprimento de ulna 24mm

Unknown disse...

estou com 25 semanas veio escrito assim no ultrassom
DBP:6.20 CM
DOF:8.30 CM
CC:23.49 CM
DAP:6.10 CM
DTA:6.30 CM
CA:19.47 CM
CF:4.30 CM
O que quer dizer e que eu nao entendo ?

Sofiaer disse...

Sei bebé nasceu bem? O meu também fémur com 6,5 as 36 semanas e tou preocupada se ele tem algum problema.

Sofiaer disse...

O seu bebé nasceu bem? O meu também fémur com 6,5 as 36 semanas e tou preocupada se ele tem algum problema.

Unknown disse...

Queria saber se o meu BB vai nascer bem
estou com 37semanas e 1 dia o Diâmetro biparietal (DBP):84mm
Circunferência cefálica (CC):297mm
Circunferência abdominal (CA):290mm
Comprimento femoral: 63mm

Unknown disse...

Oi estou de 23 semanas não fiz a ultra trasnucal acabei de fazer a morfológica e esta com a prega nucal 0,9 sendo que o normal é até 0,6 estou muito preocupada

Unknown disse...

Gostaria de saber se estás medidas biométrica DBP 7,7cm CC 27,9 cm CA 22,5 cm informa
o que?

Postar um comentário

 
© Template Scrap Gerbera|desenho Templates e Acessórios| papeis Bel Vidotti